Criminalização da pobreza: uma leitura da segregação nos morros a partir dos sambas de Bezerra da Silva e Zeca Pagodinho

Autores

  • Pablo Cavalcante Costa Faculdade Santo Agostinho (FSA)
  • Silvana Maria Pantoja dos Santos Faculdade Santo Agostinho (FSA)

Palavras-chave:

direito, música, segregação, violência.

Resumo

A presente pesquisa objetiva mostrar a contribuição do campo musical ao Direito a partir da análise dos sambas de Bezerra da Silva e Zeca Pagodinho. O enfoque será na problemática social, envolvendo a violência e a segregação que acometem cotidianamente os indivíduos de comunidades periféricas. Parte-se da seguinte indagação: qual o reflexo desse contexto dentro da seara jurídica? Para tanto, serão analisados os sambas: Se Leonardo dá vinte (1999), Vítimas da sociedade (1985) e Aqueles morros (1994), de Bezerra da Silva; Menor abandonado (1997), São José de Madureira (1984), Pagode da Dona Didi (1995) e Mutirão do amor (2002), de Zeca Pagodinho. Como aporte teórico, serão consideradas as visões de Alves (2005), Bicca Júnior (2004) e Wacquant (2005), dentre outros não menos importantes. Constatamos que a literatura musical desses artistas, aprimora as possibilidades de revelação da realidade de espaços estigmatizados e favorece pensar o Direito, avaliar suas bases estruturantes, buscando novos métodos de interpretação dos fenômenos jurídicos.

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Biografia do Autor

Pablo Cavalcante Costa, Faculdade Santo Agostinho (FSA)

Estudante de Graduação do 5º semestre do Curso de Bacharelado em Direito na Faculdade Santo Agostinho – FSA, e bolsista do PIBIC/FSA. 

Silvana Maria Pantoja dos Santos, Faculdade Santo Agostinho (FSA)

Doutora em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE; Prof.ª de Literatura da Universidade Estadual do Piauí – UESPI e da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA; Professora de Direito e Literatura da Faculdade Santo Agostinho – FSA.

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Publicado

2016-06-29

Edição

Seção

GT 1