Ocultação, linguagem e políticas públicas: análise do “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus
Palavras-chave:
“Quarto de despejo”, ocultação, linguagem, invisibilidadeResumo
O trabalho analisará a narrativa contida no livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, moradora da favela Canindé, na década de cinquenta, localizada às margens do rio Tietê, em São Paulo, Brasil. A autora retrata o quadro de ocultação e invisibilidade que os marca. Fome, péssimas condições de vida, de saneamento básico, de educação, serviços de saúde e poucas oportunidades de trabalho são, apenas, alguns dos elementos que perpassam a narrativa de Carolina de Jesus. Em contrapartida, São Paulo vivia a efervescência da modernização e recente industrialização com rápido e intenso crescimento econômico. No entanto, as consequências de tal processo foram sentidas por pessoas como Carolina Maria de Jesus e seus vizinhos, que não foram absorvidos pelo mercado de trabalho e, sequer, pela própria cidade em si, sendo obrigados a viverem, literalmente, às margens da sociedade. A narrativa da autora consegue dar visibilidade ao fenômeno, o que permite uma relação com o potencial emancipatório que a linguagem tem, conforme Jürgen Habermas ensina.
Downloads
Referências
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de Despejo: diário de uma favelada. 10ª ed. São Paulo: Ática, 2014. 199 p.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do Agir Comunicativo, 2: sobre a crítica da razão funcionalista. Tradução Flávio Bueno Siebeneichler. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012. 824 p.
MIRANDA, Fernanda Rodrigues de. Os Caminhos Literários de Carolina Maria de Jesus: experiência marginal e construção estética. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013, 153 fl.
PERPÉTUA, Elzira Divina. Traços de Carolina Maria de Jesus: gênese, tradução e recepção de Quarto de Despejo. UFMG, FALE, Belo Horizonte, 2000. 336 p.
PINZANI, Alessandro. Habermas. Porto Alegre: Artmed, 2009. 200 p.
RIVIERA, Francisco Javier Uribe. Agir comunicativo e planejamento social: uma crítica ao enfoque estratégico. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 1995. 216 p. ISBN: 85-85676-16-7. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em 01 out. 2017.
SOUSA, Germana Henriques Pereira de. Carolina Maria de Jesus: o estranho diário da escritora vira lata. Vinhedo: Editora Horizonte, 2012. 207 p.
SOUZA, Jessé. A gramática social da desigualdade brasileira. In A invisibilidade da desigualdade brasileira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. 19 p.