“WITCHES, BITCHES, AND BREECHES”: UM PANORAMA HISTÓRICO-JURÍDICO DO GÊNERO FEMININO NA ÓPERA
Palavras-chave:
ópera, gênero, direito canônico.Resumo
A história da ópera é permeada por paradoxos pouco abordados no meio musical, tampouco no âmbito jurídico. No entanto, o direito canônico exerceu um papel axial no estabelecimento dessas antíteses, uma vez que o efeito surtido pelo banimento das mulheres nos palcos das igrejas, no Barroco, foi a ascensão dos castrati, enquanto a posterior proibição dos castrati originou os trouser roles, que pertencem ao estereótipo dos papéis de meio-sopranos e contraltos: witches, bitches and breeches. Esse artigo almeja esmiuçar a extensão da influência religiosa na música, bem como explorar as contradições entre o cross-dressing aceitável nos teatros e a avassaladora opressão das leis florentinas, que previam castigos assaz cruéis para aqueles que, no Inferno dantesco, localizar-se-iam no sétimo círculo. Por fim, faz-se uma análise das repercussões sociais dos dogmas católicos na sociedade italiana do século XXI, comparando a Itália a outros países europeus em termos de direitos das pessoas LGBT, bem como se apontam montagens modernas que desafiam o conservadorismo ainda vigente na ópera.Downloads
Referências
ANDRÉ, Naomi, Voicing Gender: Castrati, Travesti, and the Second Woman in Early-nineteenth-century. Bloomington & Indianapolis: Indiana University Press, 2006. 248 p.
BIANCO, Marcie. The most daring thing about Katharine Hepburn? Her Pants. Disponível em: <https://www.vanityfair.com/hollywood/2016/05/katharine-hepburn-style-pants>. Acesso em: 13 dez 2018.
BLACKMER, Corinne E.; SMITH, Patricia Juliana. En Travesti: Women, Gender Subversion, Opera, Nova Iorque: Columbia University Press, 1995. 381 p.
BURGER, Kimberly Louise, Trouser Roles in Opera: Finding the Boy Within. Tese – University of Tennessee, Knoxville, 1999. 65 f. Disponível em: <https://trace.tennessee.edu/cgi/viewcontent.cgi?referer=&httpsredir=1&article=1289&context=utk_chanhonoproj>. Acesso em: 15 jul 2018.
CRUTCHFIELD, Will. Giving voice to sexual ambiguity. Disponível em: <https://www.nytimes.com/1985/03/31/arts/giving-voice-to-sexual-ambiguity.html>. Acesso em: 13 dez 2018.
ELLIS, Samantha. All mouth and no trousers. Disponível em: <https://theguardian.com/music/2002/aug/05/classicalmusicandopera.artsfeatures>. Acesso em: 15 jul 2018.
EMERSON, Isabelle Putnam. Five Centuries of Women Singers, Santa Bárbara: Greenwood Publishing Group, 2005. 348 p.
EQUALDEX. 2018. LGBT Rights in Italy. Disponível em: <https://www.equaldex.com/region/italy>. Acesso em: 14 dez 2018.
FONE, Byrne. Homophobia: a history. Nova Iorque: Picador USA, 2001. 496 p.
GIUFFRIDA, Angela. Italian minister takes aim at same-sex couples who seek surrogacy abroad. Disponível em: <https://www.theguardian.com/world/2018/jul/27/italian-minister-takes-aim-at-same-sex-couples-who-seek-surrogacy-abroad>. Acesso em: 15 dez 2018.
GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude V.. História da música ocidental. 2ª ed. Lisboa: Gradiva, 2008. 759 p.
HAJEK, Nicolaus J.. Still a Rivalry: Contrasting Renaissance Sodomy Legislation in Florence and Venice. Disponível em: <http://openworks.wooster.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1003&context=blackandgold>. Acesso em: 15 dez 2018.
HOPKINS, Kate. Girls being boys being girls: a short history of opera’s trouser roles. Disponível em: <https://www.roh.org.uk/news/trouser-roles-opera-history>. Acesso em: 10 dez 2018.
INTERSEXIONI. 2014. Italy: the status of the Human Rights of Lesbian, Gay, Bisexual, Transgender and Intersex people. Disponível em: <https://www.intersexioni.it/wp-content/uploads/2014/04/UPR-Italy-2014.pdf>. Acesso em: 14 dez 2018.
IWAMOTO, Tabita C., Trouser Roles – The development of the role in opera from the seventeenth to twentieth century. Tese – Georgia State University, Geórgia, 2012. 66 f. Disponível em: <https://scholarworks.gsu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1003&context=music_theses>. Acesso em 15 jul 2018.
MOVIE CLASSIC. 1933. Will it be trousers for women? Disponível em: <https://archive.org/stream/movieclassic04moti#page/n237/mode/2up>. Acesso em 13 dez 2018.
PRONO, Luca. GLBTQ Archive – Italy. Disponível em: <http://www.glbtqarchive.com/ssh/italy_S.pdf>. Acesso em: 13 dez 2018.
RAINBOW EUROPE. 2017. Italy according to ILGA-Europe. Disponível em: <https://rainbow-europe.org/#8640/0/0>. Acesso em: 14 dez 2018.
ROTHSTEIN, Edward. A new breed of director changes the face of opera. Disponível em: <https://www.nytimes.com/1984/03/11/arts/a-new-breed-of-director-changes-the-face-of-opera.html>. Acesso em: 14 dez 2018.
SCHONBERG, Harold C.. History’s last castrato is heard again. Disponível em: <https://www.nytimes.com/1984/09/16/arts/history-s-last-castrato-is-heard-again.html>. Acesso em: 14 dez 2018.
SENELICK, Laurence. The Changing Room: Sex, Drag and Theatre, Abingdon-on-Thames: Routledge, 2000. 560 p.
SMART, Mary Ann. Siren Songs: Representations of Gender and Sexuality in Opera, Nova Jérsei: Princeton University Press, 2000. 288 p.
SQUIRES, Nick. Italy gives world-famous opera Carmen a defiant new ending in stand against violence to women. Disponível em: <https://www.telegraph.co.uk/news/2018/01/02/italy-gives-world-famous-opera-carmen-defiant-new-ending-stand/>. Acesso em: 14 dez 2018.
THE L.A. TIMES. 2014. In 1938, L.A. woman went to jail for wearing slacks in courtroom. Disponível em: <https://www.latimes.com/local/california/la-me-california-retrospective-20141023-story.html>. Acesso em: 13 dez 2018.
THE LOCAL.IT. 2017. Italy one of the worst countries in Western Europe for gay rights: report. Disponível em: <https://www.thelocal.it/20170517/italy-one-of-the-worst-countries-in-western-europe-for-gay-rights-report>. Acesso em: 14 dez 2018.
UNITED NATIONS HUMAN RIGHTS COUNCIL. 2010. ITALY: The Status of Lesbian, Gay, Bisexual and Transgender Rights. Disponível em: <https://lib.ohchr.org/HRBodies/UPR/Documents/Session7/IT/J1_UPR_ITA_S07_2010_JointSubmission1.pdf>. Acesso em: 14 dez 2018.