Diante da lei: a “condenação original” do indivíduo em “O processo”, de Franz Kafka
Keywords:
Kafka, lei, indivíduo, processo, condenação.Abstract
O objetivo deste artigo é esboçar uma interpretação acerca do conceito kafkiano de indivíduo a partir da parábola Diante da Lei em O Processo. A abordagem parte da interpretação do próprio texto de Kafka, apoiando-se, indiretamente, em algumas obras de referência sobre o tema. A primeira parte reconstrói sinteticamente a fábula kafkiana. Na segunda, terceira e quarta partes aborda o tema da interpretação e da lei, enfatizando a dimensão linguístico-hermenêutica que envolve a relação entre os dois conceitos. Na última parte trata da problemática da compressão da lei demonstrando a impossibilidade do acesso à lei pelo indivíduo.Downloads
Download data is not yet available.
References
ADORNO, Theodor W. Prismas: critica cultural e sociedade. Trad. Augustin Wernet e Jorge Mattos Brito de Almeida. São Paulo: Ática, 1997.
BENJAMIN, Walter. Kafka. Trad. e introd. de Ernesto Sampaio. Lisboa: Hiena, 1987.
BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Curso de filosofia do direito I. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
CARONE, Modesto. Lição de Kafka. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI; Félix. Kafka: por uma literatura menor. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Imago, 1977.
KAFKA, Franz. O processo. Trad. e posfácio de Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. E-book, formato ePub.
SOARES, Ricardo Mauricio Frene. Hermenêutica e interpretação jurídica. São Paulo: Saraiva, 2010.