A violência doméstica na obra “São Bernardo” de Graciliano Ramos e a natureza satisfativa das medidas protetivas de urgência da Lei 11.340/2006: o processo como via de efetividade de direitos fundamentais e a inexistência de prazo para a vigência das medidas
Keywords:
direito e literatura, direitos fundamentais, Lei Maria da Penha, violência doméstica.Abstract
Buscar-se-á uma aproximação entre a realidade em que se insere Madalena, bem como seu papel social e os institutos penais processuais em que se inserem as prescrições preconizadas na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), e seu papel efetivo na redução da violência de gênero; além da real compreensão da importância e natureza jurídica das medidas protetivas de urgência previstas naquele diploma legal. O estudo do Direito a partir da Literatura, permite uma maior humanização e aproximação do processo penal com a realidade vivenciada pela mulher vítima de violência. Os problemas abordados giram em torno da figura feminina, sendo a obra um verdadeiro retrato das dinâmicas sociais nas regiões rurais do Brasil; de modo que a situação de violência sofrida pela personagem Madalena permite que se perceba, a realidade jurídico-fática que originou a Lei Maria da Penha, provocando a reflexão sobre seus mecanismos protetivos, que são, na verdade, mais que meros instrumentos de tutela de urgência.
Downloads
References
BECHARA, Júlia Maria Seixas. Violência doméstica e natureza jurídica das medidas protetivas de urgência. Disponível em: <http://www.ibdfam.org.br/novosite/ artigos/detalhe/689>. Acesso em: 13 out. 2012.
BIANCHINI, Alice. Lei Maria da Penha: Lei 11.340/2006: aspectos assistenciais, protetivos e criminais da violência de gênero. São Paulo: Saraiva, 2013.
DELGADO, Maurício Godinho. Curso de direito do trabalho. São Paulo: LTr, 2010.
DIAS, Maria Berenice. A lei Maria da Penha na justiça. 3 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012.
DIDIER JÚNIOR, Fredie; OLIVEIRA, Rafael. Aspectos processuais civil da Lei Maria da Penha (violência doméstica e familiar contra a mulher). In: PEREIRA, Rodrigo da Cunha (Coord.). Família e responsabilidade: teoria e prática do direito de família. Porto Alegre: Magister/IBDFAM, 2010.
LIMA, Fausto Rodrigues de. Da atuação do Ministério Público – artigos 25 a 26. In: CAMPOS, Carmen Hein de (Org.). Lei Maria da Penha: comentada em uma perspectiva jurídico-feminista. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.
LIMA, Luatom Bezerra Adelino de. Medidas protetivas de urgência em favor de homens. Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2012-set-27/luatom-limamedi das-protetivas-urgencia-favor-homens>. Acesso em: 22 out. 2012.
LIMA, Renato Brasileiro de. Legislação criminal especial comentada. 2. ed. Revis. Ampl. e Atual. Salvador: Editora JusPodivm. 2014.
RAMOS, Graciliano. S. Bernardo. 89. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.
SAFFIOTI, Heleieth I. B. O poder do macho. São Paulo: Editora Moderna, 1987.
SAMARA, Eni de Mesquita. A família brasileira. 2. ed. São Paulo. Editora Brasiliense, 1986.
SILVA, Lianza dos Santos, QUIROGA, Ana Maria. Mulheres em cena: as novas roupagens do primeiro damismo da assistência social. Rio de Janeiro, 2009. 155 p. Dissertação de Mestrado. Departamento de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.