Ordem pública "ex machina": “Teje preso”, um artifício literário nas decisões no processo penal brasileiro

Authors

  • Edna Raquel Hogemann UNESA
  • Breno Botelho Vieira da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Keywords:

Ordem Pública, Direito Processual, arbitrariedade, tragédia grega, artifício literário

Abstract

Esse estudo propõe-se a refletir criticamente sobre as decisões proferidas no âmbito do Judiciário criminal brasileiro, sob o prisma ficcional plot device Deus Ex Machina - Deus surgido da máquina, especialmente no que diz respeito à utilização do jargão “garantia da ordem pública” para decretar a prisão preventiva de suspeitos. Os autores promovem paralelos e proximidades possíveis entre o termo grego, utilizado nas tragédias e em mais variadas tramas literárias apontados como uma solução mirabolante na ficção, e os discursos em que a  arbitrariedade sob a pretensa lógica da ordem pública é invocada pelos magistrados na vida real. Discorrem sobre as origens da figura da “ordem pública” na Literatura e no Direito Processual Penal brasileiro, e refletem criticamente sobre a amplitude de seu conteúdo no ordenamento jurídico nacional. A metodologia escolhida é a qualitativa, documental. Comparam alguns enredos clássicos da Literatura em que o Deus surgido da máquina é invocado, em detrimento da lógica interna da própria narrativa, para por fim a um problema insolúvel, e casos concretos emblemáticos. Concluem com um questionamento sobre a utilização da “ordem pública” como requisito para a decretação da prisão cautelar, apontando para jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Edna Raquel Hogemann, UNESA

Pós Doutora em Direito na Universidade Estácio de Sá. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Direito Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Estácio de Sá. Coordenadora do Curso de Direito da Escola de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Membro da Law & Society Association/EUA.

Breno Botelho Vieira da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

bacharelando em Direito na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, monitor e pesquisador de Ética Geral e Profissional na UNIRIO, presidente da Liga Acadêmica de Ciências Criminais da Unirio (LACCrim), membro do Grupo de Pesquisas Direitos Fundamentais e Transformação Social na UNESA e estagiário da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

References

AMARAL, Thiago Bottino do. Habeas Corpus nos Tribunais Superiores: uma análise e proposta de reflexão – Rio de Janeiro: Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas, 2016.

ARISTÓTELES. Poética. Coleção Os Pensadores – São Paulo: Editora Abril, 1984. p. 237-269

BADARÓ, Gustavo Henrique. Processo Penal. – 3ª Ed. rev., atual e ampl. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2015

BADARÓ, Gustavo Henrique; LOPES JR. Aury. Presunção de inocência: Do conceito de trânsito em julgado da sentença penal condenatória. Disponível em: http://emporiododireito.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Parecer_Presuncao_de_Inocencia_Do_concei.pdf

BRASIL. Exposição de Motivos do Código de Processo Penal/Decreto-Lei 3[.689/1941. In. MiniCódigos: Penal. 16ª ed. ver. Ampl. e atual. – São Paulo. Editora Revista dos Tribunais, 2014.

DRUMMOND, Victor Gameiro. Em Busca do “Juiz Plagiador”: contribuições para a teoria da decisão baseada na hermenêutica jurídica sob o olhar do direito de autor – Florianópolis: Empório do Direito, 2016.

EURÍPEDES. Medeia; tradução de Trajano Vieira; comentário de Otto Maria Carpeaux – São Paulo. Editora 34, 2010.

FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razão: teoria do garantismo penal; 4ª ed. rev. – São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014.

LOPES JÚNIOR, Aury Direito processual penal.– 11. ed. – São Paulo : Saraiva, 2014

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Levantamento de Informações Penitenciárias – INFOPEN – Brasília, dezembro de 2014. Disponível em: http://www.justica.gov.br/radio/mj-divulga-novo-relatorio-sobre-populacao-carceraria-brasileira

NIETZCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia, ou Helenismo e Pessimismo; tradução, notas e posfácio J. Guinsburg. - São Pauto , Companhia das Letras, 1992

OLIVEIRA, Eugênio Pacelli de. Curso de processo penal. 18. ed. rev. e ampl. atual. de acordo com as leis n"' 12.830, 12.850 e 12.878, todas de 2013. - São Paulo: Atlas, 2014.

PACELLI, Eugênio de Oliveira. Curso de Processo Penal, 19ª. Ed. Revista e atualizada, 2015.

PRADO, Geraldo. Excepcionalidade da prisão provisória. Comentários aos artigos 311-31 do CPP, na redação da Lei 12.403/2011. In: FERNANDES, Og (Coord). Medidas cautelares no processo penal: prisões e suas alternativas: Comentários à Lei 12.403, de 04.05.2011. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

ROSA, Alexandre Morais da. Guia compacto do processo penal conforme a teoria dos jogos. – 3ª ed. ver., atual e ampl. – Florianópolis: Empório do Direito, 2016.

ROSA, Alexandre Morais da. Kafka no processo e na colônia penal. Ainda. In: STRECK, Lenio Luiz; TRINDADE, André Karam (org). Direito e Literatura: da realidade da ficção à ficção da realidade – São Paulo: Atlas, 2013.

STRECK, Lenio Luiz; TRINDADE, André Karam. O Direito e suas ficções. In: _________, Direito e Literatura: da realidade da ficção à ficção da realidade – São Paulo: Atlas, 2013.

Published

2017-07-15

Issue

Section

GT 4 Direito e Humanidades