CARL SCHMITT E AS DISTOPIAS: DA EXCEÇÃO AO TOTALITARISMO
Keywords:
estado de exceção, literatura, distopia, direito.Abstract
O presente trabalho tem como objetivo promover algumas reflexões sobre os perigos da teoria do estado de exceção como desenvolvida pelo pensador e jurista alemão Carl Schmitt. Para tanto apresentaremos algumas conclusões e reflexões contemporâneas do filósofo italiano Giorgio Agamben sobre o tema relacionando-as juntamente com as ideias schmittianas a obra literária Nós de Ievhuêni Zamiátin, representação literária excepcionalmente ilustrativa, capaz de demonstrar em minúcias os resultados de um estado de exceção duradouro e irrepreensível. Nossa expectativa é demonstrar os perigos da aplicação das ideias promovidas por Carl Schmitt que se levadas ao pé da letra podem – como já o fizeram, temos como exemplo o Terceiro Reich – a supressão indiscriminada dos direitos fundamentais, impedindo desse modo o salutar desenvolvimento do Estado Democrático de Direito. Esperamos essencialmente dar uma singela contribuição ao tema abordando a questão pelo prisma do direito na literatura.
Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. Estado de Exceção. Tradução de Iraci de Poleti. São Paulo: ed. Boitempo, 2004.
FÉLIX, D. V. Barbárie e exceção: o desvelamento do paradigma da atuação do direito pela literatura de testemunho de Primo Levi. Anamorphosis – Revista Internacional de Direito e Literatura, v. 4, p. 213-239, 2018. Doi: http://dx.doi.org/10.21119/anamps.41.213-239.
SCHMITT, Carl. Teologia Política. Tradução de Elisete Antoniuk. Belo Horizonte: Del Rey, 2006.
HILÁRIO, L. C. Teoria Crítica e Literatura: a distopia como ferramenta de análise radical da modernidade. Anuário de Literatura, v. 18, p. 201-215, 2013.
KARAM, Henriete. Questões teóricas e metodológicas do direito na literatura: um percurso analítico-interpretativo a partir do conto “Suje-se gordo!”, de Machado de Assis. Revista Direito GV, v. 13, n. 3, p. 827-865, 2017. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/2317-6172201733.
LEVI, Primo. Afogados e sobreviventes. Trad. de Luiz Sérgio Henriques. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
ZAMIATIN, Ievgueni Ivanovitch. Nós. Tradução de Gabriela Soares. São Paulo: Aleph, 2017.
ZAMYATIN, Yevgeny. A Soviet Heretic: Essays by Yevgeny Zamyatin. Edited and translated by Mirra Guinsburg. Chicago: The University of Chicago Press, 1970.