“O sol é para todos”: uma análise acerca do caráter atemporal das abordagens de Harper Lee e suas insígnes contribuições ao direito

Authors

  • Ana Carolina Boldrini FDV

Keywords:

caráter atemporal, questão racial, direitos humanos.

Abstract

A obra “O sol é para todos”, escrita por Harper Lee, é leitura de relevância ímpar ao engrandecimento do operador jurídico. Por meio da análise da narrativa, o presente trabalho possui por escopo explorar as insignes contribuições proporcionadas pela leitura do romance ao Direito, tomando por atributo axial o caráter atemporal do qual é dotada a história. Embora materializado em uma pequena cidade do Alabama nos anos 1930, o enredo da obra transcende décadas e culturas ao abordar a questão racial - tema caro aos Direitos Humanos e ao Estado Democrático de Direito que, conquanto analisado em consonância com os preceitos da época, avoca discussões continuamente atuais. Ao criar a figura de "Atticus Finch", a autora traz o diferencial à obra, brindando o Direito com um personagem inspirador, capaz de provocar reflexões que perpetuam no tempo. Atticus, com a perspicácia de seus apontamentos, preza pelo senso humanitário de justiça e desconstrói, frente ao Tribunal, uma perseguição desmotivada aos negros, em brilhante atuação empática. Por tais motivos, é inegável que a obra deva ser objeto de aprofundado estudo na esfera jurídica. Por fim, ressalta-se que o presente trabalho é fruto de uma infindável interação entre literatura e Direito.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ana Carolina Boldrini, FDV

Discente da Faculdade de Direito de Vitória - FDV

References

AQUINO, Maria Paula Meirelles Thomaz de. O pensamento de Enrico Ferri e sua herança na aplicação do direito penal no Brasil contemporâneo. Revista Liberdades, São Paulo, n. 18, p. 127-151, jan./abr. 2015.

BRASIL. Código Penal. 18. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.

BRASIL. Lei n. 7.716, de 5 de janeiro de 1989. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 06 jan. 1989.

CARVALHO, Thiago Fabres de. O "direito penal do inimigo" e o "direito penal do homo sacer da baixada": exclusão e vitimação no campo penal brasileiro. Revista da Procuradoria Geral do Estado do Espírito Santo, Vitória, v. 5, n. 5, p. 209-257, 1/2 sem. 2006.

DUBNER, Stephen; LEVITT, Steven D. Freakonomics: o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 333p.

LEE, Harper. O sol é para todos. 5. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015. 364p.

MOREIRA, Nelson Camatta; OLIVEIRA, Juliana Ferrari de. Introdução. In: MOREIRA, Nelson Camatta; OLIVEIRA, Juliana Ferrari de (Orgs.). Direito & literatura e os múltiplos horizontes de compreensão pela arte. Ijuí: Unijuí, 2015. 248p.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Processo Penal e Execução Penal. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011. 1088p.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Prefácio. In: FERNANDES, Florestan. O negro no mundo dos brancos. São Paulo: Global, 2007. 313 p.

VEJA ONLINE. 1968. Três séculos de trevas. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/historia/morte-martin-luther-king/historia-negros-escravidao-segregacao-igualdade.shtml>. Acesso em: 15 out. 2015.

Published

2016-07-18

Issue

Section

GT 1