Uma justiça para além do direito: “Mineirinho” e a “crítica da violência - crítica do poder”

Auteurs

  • Luciana Faustino Pianca Faculdade de Direito de Vitória – FDV.
  • Humberto Ribeiro Júnior Universidade Federal Fluminense – UFF.

Mots-clés :

violência, poder, direito, justiça, “Mineirinho”.

Résumé

O presente artigo tem como principal escopo discutir o texto “Crítica da violência - Crítica do poder” de Walter Benjamin. Para tanto, far-se-á um estudo interdisciplinar, utilizando a crônica “Mineirinho” de Clarice Lispector para ilustrar e aprofundar os conceitos apresentados por Benjamin, sob a perspectiva do “direito na literatura”. A análise teórica fundar-se-á em estudos bibliográficos anteriores, destacando-se os escritos de Costa, Avelar, Silva, Derrida e Agamben. São trabalhados no texto os conceitos de violência instauradora e mantenedora do direito, o de violência mítica e o de violência divina, bem como a noção de grande criminoso e a mistura espectral da violência na instituição policial. O ensaio Benjaminiano aborda a relação imbricada entre violência (Gerwalt), direito e justiça. Além da capacidade da violência de instaurar, manter e modificar relações de direito. De outro lado, Mineirinho é uma crônica que exsurge de uma ocorrência policial verídica e evidencia a violência cotidiana e a falsa justiça que o sistema nos oferece. A finalidade última deste trabalho é refletir acerca da violência do direito e suas principais facetas elencadas por Benjamin, a fim de pensar a possibilidade de um novo direito, mais ainda, de uma justiça para além do direito.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Luciana Faustino Pianca, Faculdade de Direito de Vitória – FDV.

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória – FDV. 

Humberto Ribeiro Júnior, Universidade Federal Fluminense – UFF.

Doutor em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense – UFF.

Références

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. Trad. de Iraci D. Poleti. São Paulo: Boitempo, 2004. 142p.

ALMEIDA, Elizama. Quem foi Mineirinho: bastidores de uma crônica. Disponível em: <http://claricelispectorims.com.br/Posts/index/19>. Acesso em: 24 jun. 2016.

AVELAR, Idelber. O pensamento da violência em Walter Benjamin e Jacques Derrida. Disponível em: Acesso em: 24 jun. 2016.

BENJAMIN, Walter. Para uma crítica da violência. In: BENJAMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem. Trad. de Susana K. Lages e Hernani Chaves. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011. p. 121-157.

CARVALHO, Thiago Fabres de. O “direito penal do inimigo” e o “direito penal do homo sacer da baixada”: exclusão e vitimação no campo penal brasileiro. Revista da Procuradoria Geral do Estado do Espírito Santo, Vitória, v. 5, p. 209-257, 2006.

COSTA, Paulo Cesar Arantes. Crítica da violência e do poder em Walter Benjamin. Dissertação (Mestrado acadêmico em filosofia) - Universidade estadual do Ceará. Fortaleza, 2011. 100 f.

DERRIDA, Jacques. Força de lei. Trad. de Leyla Perrone-Moisés. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010. 145p.

LISPECTOR, Clarice. Mineirinho. In: LISPECTOR, Clarice Para não esquecer. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. p. 123-126.

LOBO NETO, João Ferreira; MARTINS, Edson Soares. Uma bala bastava! – violência, justiça, literatura e sociedade: na crônica Mineirinho, de Clarice Lispector. In: XXI Encontro Regional de Estudantes de Direito e Encontro Regional de Assessoria Jurídica Universitária, Crato, 2008. Anais... Crato: Fundação Araripe, 2008. Disponível em: <http://www.urca.br/ered2008/CDAnais/pdf/SD5_files/Joao%20_ LOBO%20NETO.pdf> Acesso em: 24 jun. 2016.

MISSE, Michel et. al. Quando a polícia mata: homicídios por autos de resistência no Rio de Janeiro (2001-2011). Rio de Janeiro: Booklink, 2013. 198p.

ROSENBAUM, Yudith. A ética na literatura: leitura de “Mineirinho”, de Clarice Lispector. Estudos Avançados, v. 24, n. 69, São Paulo, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142010000200011>. Acesso em: 24 jun. 2016.

SILVA, Márcio Seligmann. Walter Benjamin: o estado de exceção entre o político e o estético. Outra travessia, n. 5, p. 25-38, 2005. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/12579/11746>. Acesso em: 24 jun. 2016.

TRINDADE, André Karam; GUBERT, Roberta Magalhães. Direito e literatura: aproximações e perspectivas para se repensar o direito. In: TRINDADE, André Karam; GUBERT, Roberta Magalhães; COPETTI NETO, Alfredo (Org). Direito & Literatura: reflexões teóricas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008. p. 11-66.

Téléchargements

Publiée

2016-07-18

Numéro

Rubrique

GT 1