Garantismo e literatura: reflexões sobre a figura do pequeno juiz, de Leonardo Sciascia

Auteurs

  • Manueli Oliveira Faculdade Meridional (IMED)

Mots-clés :

direito e literatura, garantismo, modelos de juiz.

Résumé

O estudo do Direito e Literatura se apresenta como uma alternativa relevante para se repensar o direito contemporâneo, o que, na atualidade, é um dos maiores desafios que se colocam aos juristas. Através da interdisciplinaridade do estudo do Direito e Literatura podemos ampliar nossos horizontes, possibilitando novas interpretações ao modelo tradicional de direito. O presente artigo propõe a leitura e análise da figura do juiz – e do papel por ele desempenhado na realização da justiça – a partir da obra Portas Abertas, de Leonardo Sciascia, tendo em vista o modo como é colocado o problema da decisão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Manueli Oliveira, Faculdade Meridional (IMED)

Graduanda do 8º semestre do Curso de Direito da Faculdade Meridional – IMED. Membro do KATHÁRSIS – Centro de Estudos em Direito e Literatura da IMED.

Références

BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

CADEMARTORI, Sérgio. Estado de Direito e legitimidade: uma abordagem garantista. Porto Alegre: Livraria do advogado, 1999.

FERRAJOLI, Luigi. Direito e Razão. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2006.

LOPES JUNIOR, Aury. Direito Processual Penal e sua conformidade constitucional. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

MORAIS DA ROSA, Alexandre. Garantismo jurídico e controle de constitucionalidade material: aportes hermenêuticos. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

TRINDADE, André Karam; GUBERT, Roberta Magalhães; NETO, Alfredo Copetti. Direito & Literatura: reflexões teóricas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

Téléchargements

Publiée

2016-06-28

Numéro

Rubrique

GT 1