O direito observado através de lentes literárias

Auteurs

  • Felipe da Silva Antunes Faculdade Meridional (IMED)
  • Fernando Tonet Faculdade Meridional (IMED)

Mots-clés :

direito, hermenêutica, linguagem, literatura.

Résumé

Já não passam por despercebidas obras literárias que nos remetem a uma ideia de direito, justiça, entre outros tópicos que são constantemente abordados dentro do nosso sistema jurídico. É exatamente nisso que nos propomos a abordar, a ligação existente entre a nossa organização jurídica com tais obras. Obras literárias sejam fictícias ou não, constantemente abordam casos que, de certo modo, transformam a linguagem, em muitas vezes, complexa do direito, para algo adaptável ao uso de seus atos e procedimentos, auxiliando principalmente na área da hermenêutica jurídica e em relações sociais. A linguagem é a ferramenta mais importante do jurista, é a base da literatura, e é justamente trabalhando essa linguagem que o jurista poderá convencer, ou não, àquele que pretende-se mostrar o que é correto ou errado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Felipe da Silva Antunes, Faculdade Meridional (IMED)

Acadêmico do Curso de Graduação em Direito - Faculdade Meridional (IMED)

Fernando Tonet, Faculdade Meridional (IMED)

Advogado. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo Fundo. Aluno Erasmus da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Especialista em Direito Civil e Processo Civil - IDC. Especialista em Direito Penal e Processo Penal - IMED. Mestre em Direito – URI. Professor da Faculdade de Direito Imed de Passo Fundo.

Références

BOUDON, Raymond. Explication, Interpretation, Idéologie. In: Encyclopédie Philosophique Universelle. Paris: Presses Universitaires de France, 1989. v. 1 [L’Univers Philosophique].

BRASIL. Códigos 5 em 1: Constituição Federativa, Civil, Processo Civil, Penal, Processo Penal: Legislação Complementa e Súmulas do STF e do STJ. 7. ed. São Paulo: Malore, 2009. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=Vv0bb-R5ZbcC&dq. Acesso em: 19/09/12.

BRASIL. Decreto n. 847 de 11de outubro de 1890. Dispõe sobre a promulgação do Código Penal Brasileiro. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/55636995/23/TITULO-VIII. Acesso em: 16/09/12.

BRASIL. Lei de 16 de dezembro de 1830. Dispõe sobre a execução do Código Penal Brasileiro. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LIM/LIM-16-12-1830.htm. Acesso em: 16/09/12.

DINIZ, Almachio. Do divórcio. Rio de Janeiro: Jacinto Ribeiro, 1916.

ÉSQUILO. Oréstia. 6. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, , 2003. v. 2.

FULLER, Lon L. O caso dos exploradores de caverna. Trad.de Plauto Faraco de Azevedo. Porto Alegre: SaFe, 1999.

KAFKA, Franz. América. São Paulo: Livraria Exposição do Livro, 1987.

OST, François. Contar a Lei, Fontes do imaginário jurídico. Unisinos, 2004.

PRIORI, Mary Del (Org.) História: As vozes do silêncio. São Paulo:Contexto, 1998.

BÍBLIA Sagrada. 2. ed. São Paulo: Editora Sociedade Bíblica do Brasil, 1992.

SCHWARTZ, Germano. A Constituição, a Literatura e o Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2006.

SCHWARZ, Roberto. Duas Meninas. São Paulo: Companhia das Letras. 1997.

TRINDADE, André Karan; GUBERT, Roberta Magalhães; NETO, Alfredo Copetti.(Orgs.) Direito & Literatura: reflexões teóricas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

Téléchargements

Publiée

2016-06-28

Numéro

Rubrique

GT 1