Violência contra as mulheres como transgressão da ética: análise de “Não as matem”, de Lima Barreto

Autori

  • Hilda Helena Soares Bentes Universidade Católica de Petrópolis
  • Jessica Vasconcelos Soares Universidade Católica de Petrópolis

Parole chiave:

alteridade, capacidade, direitos humanos, estima de si, vulnerabilidade.

Abstract

Através do enfoque interdisciplinar entre literatura, direitos humanos e filosofia, o presente trabalho pretende mostrar a relevância da estima de si como forma ideal de levar à superação da condição de vulnerabilidade da mulher. Objetiva-se destacar a literatura como um direito humano que conduz a uma educação emancipadora, propiciando o pensamento crítico e sensível sobre a realidade em que se vive. Para tanto, ênfase especial será dada aos conceitos de estima de si, capacidade, vulnerabilidade e alteridade, presentes nos escritos de Paul Ricoeur, juntamente com a análise da crônica Não as matem, de Lima Barreto (1915), com aportes teóricos de autores que abordam a questão da violência e da vulnerabilidade, como Castor Bartolomé Ruiz e Fernanda Frizzo Bragato. Demonstra-se a importância da literatura como meio para a conscientização dos direitos humanos, buscando o conceito de estima de si na constituição do sujeito capaz como fator essencial para a formação ética, em especial, para a garantia da liberdade de toda mulher, digna de respeito e consideração.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Hilda Helena Soares Bentes, Universidade Católica de Petrópolis

Doutorado em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000), e Mestrado em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995). Possui graduação em Faculdade de Direito pela Universidade Candido Mendes (1991), graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977). Foi professora adjunta da Universidade Católica de Petrópolis - UCP, integrante do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado), atuando principalmente na pesquisa dos seguintes temas: justiça, direito natural, direito e moral, filosofia do direito, direito e literatura, direitos humanos, de 2008 a 2017. Líder do Grupo de Pesquisa Fundamentos da Justiça e dos Direitos Humanos - CNPq. Co ordenou o Projeto de Pesquisa Direitos Humanos e Mediação, patrocinado pela FAPERJ, de 2010 até 2013. Membro Honorário da Academia Petropolitana de Educação. Associada à ANDHEP, Associação Nacional de Direitos Humanos - Pesquisa e Pós-Graduação. Membro efetivo da Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL).

Jessica Vasconcelos Soares, Universidade Católica de Petrópolis

Graduanda de Direito na Universidade Católica de Petrópolis, 10º período. Participa atualmente do grupo de pesquisa do Professor Sérgio de Souza Salles, entitulado "Fundamentos Filosóficos dos Direitos Humanos" na Universidade Católica de Petrópolis, tendo sido bolsista do CNPq/PIBIC UCP até agosto de 2018, vinculada ao projeto de pesquisa "Da violência aos direitos humanos: o percurso do reconhecimento em Paul Ricoeur".Participou do projeto de pesquisa da professora Hilda Helena Soares Bentes, "A virada pedagógica na filosofia de Paul Ricoeur: a importância da ética para a educação jurídica e os direitos humanos", na Universidade Católica de Petrópolis, até 2017.

Riferimenti bibliografici

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. Leonel Vallandro; Gerd Bornheim da versão inglesa de W. D. Rosá. São Paulo: Abril Cultural, p.249-436, 1973. (Os Pensadores IV).

BARBOSA, Francisco de Assis (Org.); HOUAISS, Antônio; PROENÇA, Antônio e M. Cavalcanti (Cols). Obras de Lima Barreto. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1961. Vols. Bagatelas: artigos. Prefácio Astrojildo Pereira; Vida urbana: artigos e crônicas. Prefácio Antônio Houaiss.

BENJAMIN, Walter. Crítica da violência – Crítica do poder. In: Documentos de cultura, documentos de barbárie: escritos escolhidos. Tradução Celeste H. M. Ribeiro de Sousa et al; seleção e apresentação Willi Bolle. São Paulo: Cultrix: Editora da Universidade de São Paulo, 1986.

BRAGATO, Fernanda Frizzo. Direitos humanos no segundo pós-guerra: entre as respostas racionalistas da modernidade e o desafio das vulnerabilidades. In: STRECK, Lenio Luiz; ROCHA, Leonel Severo; ENGELMANN, Wilson. Constituição, sistemas sociais e hermenêutica: anuário do programa de Pós-Graduação em Direito da UNISINOS: mestrado e doutorado. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora; São Leopoldo: UNISINOS, 2012.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

DEL VECCHIO, Giorgio. A justiça. Tradução António Pinto de Carvalho; prefácio Clóvis Beviláqua. São Paulo: Saraiva, 1960.

________. Lições de filosofia do direito. Tradução António José Brandão; revista e prefaciada por L. Cabral de Moncada; atualizada por Anselmo de Castro. Coimbra: Arménio Amado – Editor, 1979. (Colecção Stvdivm).

KIRBY, Peadar. Theorising Globalisation's Social Impact: Proposing the Concept of Vulnerability. Review of International Political Economy, v. 13, n. 4, p. 632-655, Oct. 2006. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/25124092?seq=1#page_scan_tab_contents. Acesso em: 06/12/2017.

Report on the World Social Situation, 2003: Social Vulnerability: Sources and Challenges. New York: United Nations Publication, 2003. Disponível em: http://www.un.org/esa/socdev/rwss/docs/2003/fullreport.pdf. Acesso em: 06 dez 2017.

REALE, Miguel. Filosofia do direito. 14. ed. atual. São Paulo: Saraiva, 1991.

________. Fundamentos do direito: contribuição ao estudo da formação, da natureza e da validade da ordem jurídica positiva. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1940.

RICOEUR, Paul. Abordagens da pessoa. In: Leituras 2: a região dos filósofos. Tradução Marcelo Perine e Nicolás Nyimi Campanário; revisão Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Loyola, 1996. p. 163-180.

________. O justo 1: a justiça como regra moral e como instituição. Tradução Ivone C. Benedetti. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008.

RUIZ, Castor Bartolomé (Org.). A justiça perante uma crítica ética da violência. In: Justiça e memória: para uma crítica ética da violência. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2009.

VASCONCELLOS, Eliane. Entre a agulha e a caneta: a mulher na obra de Lima Barreto. Rio de Janeiro: Lacerda Ed., 1999.

________. Mais feminista que as feministas. In: Revista de História da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: [s.n.], ed. n. 104, maio 2014. Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/leituras/mais-feminista-que-as-feministas. Acesso em: 05 out. 2015.

________. Não as matem. In: Fundação Casa de Rui Barbosa. Disponível em: http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/artigos/oz/FCRB_ElianeVasconcellos_Nao_as_matem.pdf. Acesso em: 05 out. 2015.

Pubblicato

2018-08-18

Fascicolo

Sezione

GT 2 Direito, linguagem e narrativa