AS TIRINHAS COMO UM MECANISMO FACILITADOR DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Parole chiave:
Tirinhas, Direitos Humanos, EducaçãoAbstract
Todo indivíduo é titular de direitos fundamentais previstos na Constituição Federal, bem como em outros diplomas nacionais e internacionais. Nesta órbita, é dever do Estado sua tutela. Para Wolfgang (2007, p. 72) os direitos atuam como base no ordenamento jurídico, agregando a sua função primária de defesa das liberdades individuais. A relevância do tema para os estudos de direito e literatura é percebido a partir da ideia de Medina (2013, p. 263 - 265), segundo o qual a comunicação humana é multimodal, ou seja, pode acontecer de diversas formas. Seguindo essa concepção, o referido autor explica o modo como o texto e imagem ligados seriam uma forma eficiente de comunicação e aprendizagem, uma vez que fazem parte do desenvolvimento do ser humano. Logo, as tirinhas de jornal seriam, de certa forma, mecanismos facilitadores durante o processo de intercomunicação aluno/professor, já que possuem textos verbais e não verbais. Diante disso, as tirinhas são utilizadas para além divertimento, adentrado no aspecto do estudo de teses discutidas na sociedade, demonstrando ser uma estratégia possível de Educação em Direitos Humanos e denotando uma aproximação frutífera entre Direito e Literatura.Downloads
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