Cinema, pré-conceito e direito: “A gaiola das loucas” e o exercício da alteridade

Authors

  • Gleica Pereira Mota Faculdade de Direito de Vitória
  • Cristina Grobério Pazó Faculdade de Direito de Vitória

Keywords:

cinema, pré-conceito, direito, alteridade, “A gaiola das loucas”.

Abstract

O cinema enquanto instrumento de mobilização social leva ao expectador perspectivas de mundo diferentes as quais ele se identifica, promovendo uma emancipação através do exercício da alteridade. O propósito deste estudo é mostrar a influência do cinema na desconstrução de estereótipos encarnados na sociedade sob o prisma da homoafetividade. Ao analisar o filme “A gaiola das loucas” (Mike Nichols, 1996) pretende-se fomentar a importância do gênero comédia ao realizar descargas emocionais nos interlocutores promovendo um prognóstico social de como ideias distintas (um relacionamento homoafetivo frente a uma tradição conservadora) podem se ajustar de forma pacífica. Para o sustento do presente trabalho recorrer-se-á à obra de Luis Alberto Warat, “A rua grita Dionísio!: direitos humanos da alteridade, surrealismo e cartografia”, numa análise filosófica da compreensão do Outro, e os obstáculos a serem superados para o bom convívio com as diferenças.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gleica Pereira Mota, Faculdade de Direito de Vitória

Acadêmica do curso de Direito pela Faculdade de Direito de Vitória

Cristina Grobério Pazó, Faculdade de Direito de Vitória

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Direito pela Universidade Gama Filho (2006). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação, locação, posse, propriedade, responsabilidade civil e direito de família. Desenvolve também estudos científicos interdisciplinares na interseção entre direito, gênero e sexualidade. Atua como Docente Pesquisadora no Grupo de Pesquisa: Direito, Sociedade e Cultura do PPGD/FDV.

References

FIORENTINI, L. M. R.; CARNEIRO, V. L. Q. (Org.). TV na escola e os desafios de hoje. In: Curso de extensão para Professores do Ensino Fundamental e médio da Rede Pública. Brasília: Unirede; Seed/MEC, 2001.

GRANDE Enciclopédia Larousse Cultural. São Paulo: Nova Cultural, 1998.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do espírito. Trad. de Paulo Meneses com a colaboração de Karl-Hetnz Efken. Petrópolis: Vozes, 1992.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Trad. de Valério Rohden e Udo Baldur Moosburger. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

LACAN, J. O Seminário; livro 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

LEITE, Gisele. O que é o preconceito. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-que-e-preconceito/37401>. Acesso em: 16 ago. 2015.

MILLER, Jean - Marie. O princípio de não-violência. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.

SCURO, Neto Pedro. Sociologia ativa e didática, São Paulo: Saraiva, 2003.

WARAT, Luis Alberto. O ofício do mediador. Florianópolis: Habitus, 2001.

WARAT, Luis Alberto. Epistemologia e ensino do direito: o sonho acabou. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004.

WARAT, Luis Alberto. A rua grita Dionísio!: direitos humanos da alteridade, surrealismo e cartografia. Trad. de Vivian Alves de Assis, Júlio Cesar Marcellino Jr. e Alexandre Morais da Rosa. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.

Published

2016-07-18

Issue

Section

GT 1