Cinema, pré-conceito e direito: “A gaiola das loucas” e o exercício da alteridade
Palabras clave:
cinema, pré-conceito, direito, alteridade, “A gaiola das loucas”.Resumen
O cinema enquanto instrumento de mobilização social leva ao expectador perspectivas de mundo diferentes as quais ele se identifica, promovendo uma emancipação através do exercício da alteridade. O propósito deste estudo é mostrar a influência do cinema na desconstrução de estereótipos encarnados na sociedade sob o prisma da homoafetividade. Ao analisar o filme “A gaiola das loucas” (Mike Nichols, 1996) pretende-se fomentar a importância do gênero comédia ao realizar descargas emocionais nos interlocutores promovendo um prognóstico social de como ideias distintas (um relacionamento homoafetivo frente a uma tradição conservadora) podem se ajustar de forma pacífica. Para o sustento do presente trabalho recorrer-se-á à obra de Luis Alberto Warat, “A rua grita Dionísio!: direitos humanos da alteridade, surrealismo e cartografia”, numa análise filosófica da compreensão do Outro, e os obstáculos a serem superados para o bom convívio com as diferenças.
Descargas
Citas
FIORENTINI, L. M. R.; CARNEIRO, V. L. Q. (Org.). TV na escola e os desafios de hoje. In: Curso de extensão para Professores do Ensino Fundamental e médio da Rede Pública. Brasília: Unirede; Seed/MEC, 2001.
GRANDE Enciclopédia Larousse Cultural. São Paulo: Nova Cultural, 1998.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do espírito. Trad. de Paulo Meneses com a colaboração de Karl-Hetnz Efken. Petrópolis: Vozes, 1992.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Trad. de Valério Rohden e Udo Baldur Moosburger. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
LACAN, J. O Seminário; livro 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
LEITE, Gisele. O que é o preconceito. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-que-e-preconceito/37401>. Acesso em: 16 ago. 2015.
MILLER, Jean - Marie. O princípio de não-violência. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.
SCURO, Neto Pedro. Sociologia ativa e didática, São Paulo: Saraiva, 2003.
WARAT, Luis Alberto. O ofício do mediador. Florianópolis: Habitus, 2001.
WARAT, Luis Alberto. Epistemologia e ensino do direito: o sonho acabou. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2004.
WARAT, Luis Alberto. A rua grita Dionísio!: direitos humanos da alteridade, surrealismo e cartografia. Trad. de Vivian Alves de Assis, Júlio Cesar Marcellino Jr. e Alexandre Morais da Rosa. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.