O direito humano à alimentação adequada no diálogo entre Euclides da Cunha e Josué de Catro

Auteurs

  • Tauã Lima Verdan Rangel Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mots-clés :

direito humano à alimentação, Euclides da Cunha, Josué de Castro.

Résumé

O presente objetiva analisar, a partir de um diálogo das obras de Euclides da Cunha e de Josué de Castro, a temática da fome e seus desdobramentos na construção e no reconhecimento do direito humano à alimentação adequada. Josué de Castro, sobre a fome, especificamente na região nordeste do país, já discorreu que ela não atua apenas sobre os corpos das vítimas da seca, consumindo sua carne, corroendo seus órgãos e abrindo feridas em sua pele, mas também atua sobre seu espírito, sobre sua estrutura mental, sobre sua conduta moral. Há que se destacar que nenhuma calamidade pode desagregar a personalidade humana tão maciçamente e num sentido tão nocivo quanto à fome, quando alcança os verdadeiros limites da inanição. Sobre a influência da imperiosa necessidade de se alimentar, os instintos primários são despertados e o homem, como qualquer outro animal faminto, demonstra uma conduta mental que pode parecer das mais desconfortantes. Ora, há que reconhecer que o diálogo entre os autores supramencionados, no território nacional, materializou os primeiros debates sobre temática, materializando, posteriormente, marcos de reconhecimento do direito à alimentação, culminando, inclusive, em conjunto com a Cúpula de Roma, na positivação de tal direito no Texto Constitucional, no artigo 6º.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Tauã Lima Verdan Rangel, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Bolsista CAPES. Doutorando vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (2015-2018). Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2013-2015). Especialista em Práticas Processuais Civil, Penal e Trabalhista pelo Centro Universitário São Camilo-ES (2014-2015). 

Références

BONETI, Lindomar Wessler. Ser ou Estar Pobre? A Construção Social da Noção de Desigualdade. Revista Contexto e Educação, ano 16, n. 62, p. 115-134, abr.-jun. 2001. Disponível em: <https://revistas.unijui.edu.br>. Acesso em: 1 out. 2015.

CASTRO, Josué. Fome: um tema proibido. CASTRO, Ana Maria de (Org.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CASTRO, Josué. Geografia da fome. Rio de Janeiro: Antares, 1984.

CONTI, Irio Luiz. Segurança alimentar e nutricional: noções básicas. Passo Fundo: IFIBE, 2009.

CUNHA, Euclides. Os Sertões. São Paulo: Nova Cultura, 2002.

FACIOLI, Valentim. Os Sertões: consórcio de ciência e arte (a in/de-formação do Brasil). In: BERNUCCI, Leopoldo M. (Org.) Discurso, ciência e controvérsia em Euclides da Cunha. São Paulo: EdUSP, 2008.

HIRAI, Wanda Griep. Segurança alimentar: em tempos de (in) sustentabilidades produzidas. Jundiaí: Paco Editorial, 2011.

MALUF, Renato Sérgio. Economia de rede: o papel da distribuição e a problemática da segurança alimentar. In: MALUF, Renato Sérgio; WILKINSON, John (Org.). Reestruturação do sistema agroalimentar. Rio de Janeiro: REDCAPA, 1999.

NASCIMENTO, Renato Carvalheira. O papel do CONSEA na construção da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. 215f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) – UFRRJ, Rio de Janeiro, 2012.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. El derecho a la alimentación adecuada. Disponível em: <http://www.ohchr.org/Documents/Publications/FactSheet34sp.pdf>. Acesso em: 1 out. 2015.

POMPEU SOBRINHO, Thomaz. A história das secas: século XX. Mossoró: Fundação Guimarães Duque, 1982.

REZENDE, Maria José de. A sociologia brasileira e a problematização da desigualdade e da violência: subsídios para professores e alunos do ensino médio. Disponível em: <http://www.uel.br/>. Acesso em 23 mai. 2014.

REZENDE, Maria José de. Mudança social e conciliação em Euclides da Cunha. Acta Scientarum, v. 24, n. 1, p. 189-199, 2002. Disponível em: <http://periodicos.uem.br>. Acesso em 01 out. 2015.

REZENDE, Maria José de. Nacionalidade e identidade brutalizadas: Euclydes da Cunha e a mudança social e política no Brasil. Reflexión Politica, v. 10, n. 19, p. 74-86, jun. 2008. Disponível em: . Acesso em: 1 out. 2015.

SILVA, Tânia Elias Magno da. Josué de Castro e os estudos sobre a fome no Brasil. Cronos, Natal, v. 10, n. 1, p. 51-57, jan.-jul. 2009. Disponível em: <http://ufrn.emnuvens.com.br>. Acesso em: 1 out. 2015.

SOUZA, Natália Peixoto Bravo de; GALVÃO, Gastão. O estigma de uma obra: a trajetória de Euclides da Cunha e suas reapropriações sob o ponto de vista do positivismo e do evolucionismo. Revista da SBHC, v. 5, n. 2, p. 173-184, jul.-dez. 2007. Disponível em: <http://www.sbhc.org.br/>. Acesso em: 1 out. 2015.

Téléchargements

Publiée

2016-07-18

Numéro

Rubrique

GT 1