Práticas jurídicas e crimes de homicídio divulgados na internet: o caso de “Vester Lee Flaningan”
Mots-clés :
práticas jurídicas, internet, homicídioRésumé
O presente trabalho é resultado de um recorte feito na pesquisa de doutorado sobre as práticas criminosas divulgadas na internet, sobretudo nas plataformas digitais de compartilhamento de vídeo, como o Youtube. Destacamos, especialmente, o crime de homicídio espetacularizado na rede de internet por meio da divulgação de vídeos caseiros produzidos por assassinos que, ao executarem suas vítimas, filmam o ato e postam nas redes sociais e espaços de compartilhamento de imagem e som. O suporte empírico da pesquisa foi delineado a partir de buscas na internet, por palavras-chave, tais como “homicídio filmado”, “crime filmado” – que nos levaram a vários vídeos sobre o mesmo acontecimento: homicídios reais filmados e postados nas redes sociais e no canal Youtube. Assim, este trabalho objetivou discutir e analisar as condições de possibilidade das práticas-online a partir do acontecimento criminoso ocorrido nos EUA em agosto de 2015, demonstrado em dois vídeos intitulados: Homem que matou repórter e cinegrafista FILMOU SEU CRIME e Vester Lee Flanigan II, Bryce Willians, suspect in live TV Shooting in Virgínia. Para tanto, tomamos como principal referencial teórico-metodológico, a análise do discurso foucaultiana para compreendermos as condições de possibilidade e de visibilidade de crimes de homicídio na internet.Téléchargements
Références
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
FELINTO, Erick. Videotrash: o Youtube e a cultura do ―spoof na internet. Revista Galáxia. São Paulo, n. 16, p. 33-42, dez. 2008.
FOUCAULT, Michel. Qu'est-ce que la critique? Critique et Aufklärung. Bulletin de la Société française de philosophie, Vol. 82, nº 2, pp. 35 - 63, avr/juin 1990
____. A Arqueologia do saber. 7ª edição, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
JENKINS, H. Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.
LIPOVETSKY, Gilles. SERROY, Jean. A Tela Global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Ed. Sulina, Porto Alegre: 2009.