A AUTOCOLOCAÇÃO DOLOSA EM RISCO E HETEROCOLOCAÇÃO CONSENTIDA EM A BALADA DE ADAM HENRY DE IAN MCEWAN

Auteurs

  • Rosália Maria Carvalho Mourão CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO

Mots-clés :

Testemunha de Jeová, autocolocação dolosa em risco, heterocolocação consentida, princípio da autorresponsabilidade.

Résumé

O presente trabalho é dedicado a análise da obra A balada de Adam Henry, do escritor britânico Ian McEwan, publicada em 2014, em cuja narrativa o autor nos apresenta a  juíza Fiona Maye, do Tribunal Superior, que se vê as voltas com a necessidade de fundamentar suas decisões na Vara de Família, quando tem que decidir hard cases, como  o de Adam Henry, jovem de 17 anos, testemunha de Jeová que precisa de uma transfusão de sangue para sobreviver a uma leucemia agressiva. O objetivo é analisar se Adam e os pais se adéquam a autocolocação dolosa em risco ou a heterocolocação em perigo consentida. Os pais de Adam podem ser responsabilizados pela morte do filho ao não permitirem a transfusão de sangue por suas convicções religiosas? Adam se autocolocou em risco e pelo princípio da autorresponsabilidade consentiu no dano que sofreu, no caso, a morte? Como conciliar as questões morais, religiosas e jurídicas em casos que atraem a atenção da opinião pública? Há colisão de Direitos entre a liberdade de culto estabelecida pela Constituição Federal e o Direito à vida?

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Rosália Maria Carvalho Mourão, CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO

Doutoranda em Ciências Criminais pela PUCRS. Mestre em Letras - UFPI. Professora de Direito e Literatura I, II e III do UNIFSA.

Références

BRASIL, Superior Tribunal de Justiça. Habeas Corpus Nº 268.459 – SP (2013/0106116-5). Paciente: Hélio dos Santos e outros. Relator Ministro Roberto Midola. Disponível em: https://www.ufrgs.br/bioetica/testj2.pdf. Acesso em 12 de maio de 2019.

DÁVILA, Fábio Roberto. Crime Culposo e a teoria da imputação objetiva. Editora Revista dos Tribunais, 2001.

FARIAS. Edilsom Pereira. Colisão de direito: a honra, a intimidade, a vida privada e a imagem versus a liberdade de expressão e comunicação; prefácio do Ministro Gilmar Ferreira Mendes. 3ª Ed. rev e atual. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Ed, 2008.

MCEWAN, Ian. A balada de Adam Henry. Tradução de Jorio Dauster. São Paulo: Companhia das Letras, 2014

ROXIN, Claus. Estudos de Direito Penal. Tradução de Luís Greco. Rio de janeiro: Renovar, 2006.

ROXIN, Claus. Novos estudos de direito penal. Org. Alaor Leit: tradução Luís Greco...[et alii] 1ª Ed. São Paulo: Marcial Pons, 2014.

SARLET, Ingo Wolfgang Sarlet. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituição Federal de 1998. 9ª Ed. Ver. Atual. 2. Tir. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2012.

Téléchargements

Publiée

2020-10-26

Numéro

Rubrique

GT 3 O Direito através da literatura