Implementação velada da prevenção especial negativa no contexto do estado democrático de direito sob a perspectiva do filme “Tropa de elite”
Parole chiave:
prevenção especial negativa, valores constitucionais e penais, pluralismo.Abstract
O Estado Democrático de Direito trouxe uma série de inovações no que tange ao modo do Direito Penal tratar a sociedade. Nesse sentido, passou-se a destacar questões inerentes ao respeito à dignidade humana e à adoção de um discurso pautado na prevenção geral positiva – defesa da sociedade. Todavia, o Estado, de forma velada, passou a implantar a prevenção especial negativa, ou seja, política pública de neutralização do sujeito. Dessa forma, o objetivo do artigo é analisar como se da a realização desse procedimento e de que maneira ele se mostra prejudicial aos valores constitucionais-penais. Ademais, verifica-se a possibilidade do pluralismo jurídico atuar como projeto emancipatório e, por conseguinte, concretizar os valores do Estado Democrático de Direito. Para isso, o artigo contextualiza a pesquisa doutrinária com o filme “Tropa de elite”, que estreou em 2007 e revela as mazelas sociais presentes nas favelas, corroborada pela atuação desigual do Sistema Penal.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Constituição [da] República Federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2007.
BULOS, Uadi Lammmêgo. Curso de direito constitucional. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
GUIMARÃES, Claudio Alberto Gabriel. Funções da pena privativa de liberdade no sistema penal capitalista. Rio de Janeiro: Revan, 2007.
LEMOS, Carlos Eduardo Ribeiro. A dignidade humana e as prisões capixabas. Vitória: Univila, 2007.
SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 38. ed. São Paulo: Malheiros Editores LTDA, 2013.
TROPA DE ELITE. Direção: José Padilha. Produção: José Padilha; Marcos Prado. Roteiro: Bráulio Mantovani; José Padilha; Rodrigo Pimentel. Intérpretes: Wagner Moura; André Ramiro; Caio Junqueira e outros. Rio de Janeiro: Zazen Produções, 2007. 1 filme (118min).
WOLKMER, Antonio Carlos. Pluralismo jurídico: fundamentos de uma nova cultura no direito. 3. ed. São Paulo: Alfa-Omega, 2001.
WOLKMER, Antonio Carlos. Introdução ao pensamento jurídico crítico. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.